Lombalgia
Lombalgia nada mais é do que dor na coluna ou a popular “dor nas costas”!
A coluna vertebral é responsável pela sustentação e movimentação do corpo, unindo delicadeza e resistência. É deliciada porque entre suas 33 vértebras passa a medula espinhal, estrutura sensível que funciona como canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo. É resistente porque representa 40% do tamanho do ser humano e proporciona a flexibilidade e os movimentos realizados pelo corpo.
Qual a causa da dor?
A dor pode ser consequência da idade (fato que não é possível controlar), de noites mal dormidas, vícios posturais, esforços acima do normal, excesso de peso, falta de condicionamento físico, movimentos bruscos, fumo, pois este reduz a irrigação dos vasos nos discos vertebrais que protegem a coluna de altos impactos, ou de causas inflamatórias, nervosas ou reumáticas.
Em geral a dor é passageira e pode ser resolvida com simples repouso, mas se for intensa e repetitiva merece a atenção de um especialista.
Como prevenir a lombalgia?
- Ao sentar, apoie as costas no encosto da cadeira de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés fiquem apoiados no chão. Se possível, use apoio para os pés e prefira cadeiras com braços, pois não forçam a coluna e facilitam no ato de levantar.
- Ao carregar bolsas, malas e pacotes, divida o peso igualmente nos dois lados do corpo. Levar tudo utilizando somente um braço pode trazer dores na coluna.
- Ao levantar objetos do chão, dobre os joelhos (fique de cócoras). Assim o peso será absorvido pelos músculos das penas e não pela coluna vertebral. Jamais curve pernas e costas para alcançar qualquer objeto, mesmo os mais leves.
- Utilize banco ou escada sempre que o objeto estiver em uma altura acima de sua cabeça. Nunca estique as pernas ou force a coluna para alcançar o que deseja.
- Quando for se vestir, sente-se. Realizar este ato em pé, pode provocar torção na coluna que resultará em dor.
- Saia do sedentarismo realizando exercício físico orientado para fortalecimento da musculatura.
- Inicie a reeducação alimentar, para o controle e redução do peso.
Com tratar e controlar a lombalgia?
As dicas de prevenção citadas anteriormente também podem fazer parte do tratamento!
O tratamento e o controle da dor variam de acordo com as causas e o grau da condição clínica do paciente, são eles:
- Repouso
- Medicações analgésicas e/ou anti-inflamatórias
- Fisioterapia focada na analgesia
- RPG (Reeducação Postural Global)
- Acupuntura
- Hidroterapia
- Atividade física orientada, ginástica laboral, alongamento, entre outros.
Você sabia?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem a estimativa de que aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida!
No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa!
E 80% dos casos de lombalgia são tratados clinicamente, enquanto 20% são tratados de forma cirúrgica.
Portanto, dê atenção a dor! Sigas as orientações! Procure um profissional da saúde especializado, inicie e realize o tratamento indicado corretamente e sem interrupções!
Fontes: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/09/alongamentos-podem-prevenir-problemas-de-coluna (Portal Brasil) http://www.einstein.br/einstein-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/dor-nas-costas.aspx (Einstein Saúde - Bem estar e qualidade de vida)