A campanha Janeiro Branco foi iniciada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, e desde então ganhou proporção em nível nacional e até mesmo em outros países.

Em 2023, a campanha foi oficializada pela Lei nº 14.556/24, tornando janeiro o mês dedicado à promoção da saúde mental no Brasil. Desde então, todos os anos, autoridades, empresas e a mídia, se mobilizam para divulgar essa iniciativa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da mente.

 

Manter a saúde mental e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é um dos maiores desafios enfrentados atualmente. Encontrar as melhores estratégias para lidar com as demandas diárias, sem se deixar levar pelo ritmo acelerado de ambos os contextos, exige atenção e preparo.

Mas será que é fácil alcançar esse equilíbrio em meio a tantas mudanças constantes, que exigem novas atitudes, habilidades, conhecimentos e boa gestão do tempo? Não, certamente não é fácil!

No entanto, diante da necessidade, é fundamental estar preparado para esses desafios. Estar bem consigo mesmo, saber lidar com as emoções, sejam elas agradáveis ou não, reconhecer os próprios limites e buscar ajuda profissional quando necessário, são atitudes essenciais para uma vida mais saudável.

 

 É fato que a nossa mente também adoece, assim como qualquer outra parte do corpo, por isso, cuidar da saúde mental não é uma escolha, é uma necessidade. Saber identificar quando algo está incomodando, observar os sinais e procurar apoio especializado, faz toda a diferença, assim como investir em autocuidado e qualidade de vida.

Quando cuidamos das nossas relações interpessoais, do nosso corpo e do nosso emocional, estamos dando a nós mesmos, a chance de desenvolver uma saúde mental mais equilibrada, que naturalmente, nos proporciona mais conforto, bem-estar e paz.

 

Cícera Souza – Psicóloga

 CRP: 06/54335-0