20140725

O inverno é uma estação em que muitas pessoas intensificam os cuidados com a pele. A preferência por procedimentos estéticos nessa estação é motivada pela limitação de exposição solar que muitos tratamentos exigem.

No entanto, a estação exige também uma atenção especial para alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde da pele, como, por exemplo, o abuso de banhos longos e quentes.

Segundo a dermatologista Márcia Grieco, práticas como as citadas acima podem provocar uma diminuição da barreira lipídica (camada de gordura que envolve e protege a pele e seus anexos – pelos, cabelos, unhas e glândulas).

A especialista também compartilha outras dicas para o cuidado com a pele nesta época do ano:

- Evite banhos muito quentes e demorados (um ou, no máximo, dois ao dia);

- Não use buchas, esponjas e esfoliantes;

- Cuidado com o excesso de sabonete. Dê preferência aos brancos com Ph neutro e ensaboe somente face, axilas, virilha e pés;

- Prefira sempre tecidos naturais em contato com a pele;

- Use hidratantes pós-banho no corpo todo, com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas. As substâncias mais usadas são à base de ureia, ceramidas, alfa e alfahidroxiácidos que devolvem a camada de proteção à pele e aos seus anexos – pelos, cabelos, unhas e glândulas;

- Hidrate-se também por via oral. É indicado de um a dois litros de água por dia;

- Não dispense o uso do filtro solar FPS 30. Mesmo no inverno, os raios UVA/UVB continuam atingindo o corpo e podem levar ao fotoenvelhecimento e câncer de pele.

Fonte: Tree Comunicação (Assessoria do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos)