O Fevereiro Laranja é uma campanha importante que visa conscientizar sobre a doação de medula óssea e as doenças relacionadas ao sistema hematológico, como a leucemia e casos de linfoma.

Qual a importância da doação de medula óssea?

A medula óssea é um tecido esponjoso que fica no interior dos ossos e é responsável pela produção de células sanguíneas. Essa medula, quando afetada por alguma doença, causa alterações nessas células, resultando em diversas complicações, por isso, doar é um ato que pode salvar vidas de pessoas que aguardam por um transplante e que, embora possa parecer complexo, é totalmente seguro.

Como funciona a doação?

A doação pode ser realizada de duas formas:

Doação por aférese: o método mais comum e menos invasivo. O doador recebe uma medicação para aumentar a produção de células-tronco e, em seguida, o sangue é retirado e as células-tronco são separadas para serem transplantadas.

Doação por punção: as células-tronco são retiradas diretamente da medula óssea, com uso de anestesia.

Como posso doar?

Para doar, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não possuir doença infecciosa transmissível pelo sangue e não apresentar histórico de câncer, doença hematológica ou autoimune.

Seguindo esses requisitos, basta ir a um hemocentro próximo, realizar cadastro no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e coletar uma amostra de sangue.

No site do REDOME (https://redome.inca.gov.br/) é possível encontrar maiores informações e localizar o hemocentro mais próximo de você.

Cadastre-se como doador e salve vidas!

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!