No dia 26/04 é comemorado o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial e você sabe o que é essa doença? A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração e o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

O estresse pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento e no aumento da hipertensão arterial. Quando uma pessoa está estressada, seu corpo libera hormônios como a adrenalina e o cortisol, que podem aumentar temporariamente a pressão arterial. Se o estresse é crônico ou recorrente, esses picos na pressão arterial podem se tornar mais frequentes e sustentados, o que pode, ao longo do tempo, levar à hipertensão crônica.

Por outro lado, pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão podem ser mais suscetíveis ao estresse devido às preocupações com sua saúde e ao impacto que a condição pode ter em suas vidas. O estresse adicional pode piorar o controle da pressão arterial e aumentar o risco de complicações cardiovasculares.

Quando se trata de reduzir o estresse especificamente relacionado ao controle da pressão arterial, algumas estratégias podem ser especialmente úteis:

- Exercícios de Relaxamento: práticas como respiração profunda, meditação mindfulness e relaxamento muscular progressivo, podem ser direcionadas para reduzir não apenas o estresse em geral, mas também a tensão física que pode contribuir para a hipertensão.

- Exercício Físico Regular: além de ajudar a reduzir o estresse, o exercício físico regular é uma das maneiras mais eficazes de controlar a pressão arterial. A atividade física regular ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, promovendo uma circulação saudável e reduzindo a pressão arterial.

- Alimentação Saudável: uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, pode ajudar a controlar a pressão arterial. Evitar alimentos processados, ricos em sódio e gorduras saturadas também é importante.

- Limitação do Consumo de Cafeína e Álcool: o consumo excessivo de cafeína e álcool pode aumentar temporariamente a pressão arterial e contribuir para o estresse. Reduzir o consumo dessas substâncias pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle.

- Gerenciamento do Tempo e Estabelecimento de Prioridades: organizar o tempo de forma eficaz, estabelecer limites e priorizar tarefas importantes pode ajudar a reduzir o estresse relacionado ao gerenciamento da pressão arterial e do estilo de vida saudável.

- Monitoramento Regular da Pressão Arterial: para algumas pessoas, o simples ato de monitorar regularmente a pressão arterial pode aumentar a ansiedade. No entanto, para outras, pode oferecer uma sensação de controle e tranquilidade. Falar com um profissional de saúde sobre a frequência e o método de monitoramento mais apropriados pode ser útil.

- Adesão ao Tratamento Médico: seguir o plano de tratamento prescrito pelo médico, incluindo tomar medicamentos conforme prescrito, seguir uma dieta recomendada e praticar atividade física regularmente, pode ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir o estresse associado à gestão da condição.

É importante lembrar que o manejo do estresse e da pressão arterial geralmente requer uma abordagem multifacetada e individualizada. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, então é importante experimentar diferentes estratégias e buscar orientação médica e apoio quando necessário.

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!