Dia mundial do coração
Dia mundial do coração
O dia mundial do coração é celebrado no dia 29 de setembro. A data incentiva a modificação do estilo de vida, a adoção de hábitos mais saudáveis de alimentação, exercícios e lazer, exatamente pelo fato de problemas cardiovasculares estarem relacionados aos seguintes fatores de risco: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo, doenças da tireoide e o uso de drogas ilícitas, como a cocaína, por exemplo.
As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta, a maior causa de morbimortalidade no mundo. Você sabia que 80% dos infartos e ataques cardíacos podem ser prevenidos?
Confira as nossas dicas:
1) Cuide da sua alimentação
Mantenha uma alimentação equilibrada. Lembre-se que o consumo de sal diário recomendado é até 5g e o de açúcar, 25g.
2) Pratique exercícios físicos
Cerca de 30 a 40 minutos de exercícios físicos diários fazem com que o seu coração trabalhe com mais eficiência, melhorando a circulação sanguínea, ajudando na diminuição da glicose e no risco de trombose.
3) Evite o estresse
Em situações de muita tensão emocional, há uma liberação de hormônios (como a adrenalina) em maior quantidade, fazendo com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente. Busque relaxar e pratique atividades que lhe proporcionem bem-estar.
4) Pare de fumar.
5) Cuide do seu peso
O sobrepeso faz com que o coração precise de mais força para bombear, dificultando o controle da pressão arterial.
6) Monitore os níveis de colesterol
Nível de colesterol alto é um alerta para você cuidar da saúde do seu coração.
7) Controle sua pressão arterial
Realizar esse acompanhamento auxilia em um diagnóstico precoce de hipertensão, e consequentemente, no controle da doença.
8) Tenha boas noites de sono
Evite dormir menos de 5 horas por noite, isso resulta em aumento do tônus da pressão arterial, aumentando em 30%, os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
9) Consuma bebidas alcoólicas moderadamente
A ingestão do álcool em excesso pode enfraquecer a musculatura cardíaca, devido ao aumento da pressão arterial, podendo inclusive, causar danos irreversíveis para a saúde, mesmo que você não tenha sintomas imediatamente.
10) Consulte um médico regularmente
Converse com um cardiologista de sua confiança e faça exames preventivos, sempre que solicitado.