Durante o inverno, o ar frio, muitas vezes acaba irritando as vias aéreas, gerando sintomas alérgicos como coriza e falta de ar. Por isso, é importante encontrar formas de cuidar da sua saúde nessa época, afinal, o inverno acontece todos os anos! Para te ajudar, apresentaremos cinco dicas para cuidar do seu sistema respiratório!

1. Pratique exercícios

Quem tem problemas respiratórios, algumas vezes, acaba deixando de lado os exercícios físicos por causa do cansaço e falta de ar, contudo, as atividades físicas são responsáveis por promover o fortalecimento dos músculos e auxiliar na distribuição do oxigênio dentro do nosso corpo.

2. Faça check-ups do sistema respiratório

Ao falar de check-up, nos lembramos de consultas com clínico geral, exames cardiológicos e de sangue. Nesse caso, os exames laboratoriais e de imagem avaliam a saúde do sistema respiratório e diagnosticam doenças de forma precoce.

Dessa forma, destacamos alguns que os médicos podem pedir para avaliar a sua saúde:

  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética
  • Testes de COVID-19
  • Exame de sangue
  • Raio-x

3. Tenha uma alimentação balanceada

Essa dica é bastante conhecida! Ela é muito importante, pois uma alimentação equilibrada e saudável são alguns dos responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Ao comer bem, você está se prevenindo de diversas doenças. Incluir chás nessa época do ano é uma ótima pedida, já que aumenta a ingestão de líquidos durante o frio, período em que, geralmente, sentimos menos sede, além disso, chás, como chá de hibisco, chá verde e chá de gengibre possuem diversos benefícios para a saúde.

4. Mantenha a carteira da vacinação em dia

A vacinação é uma forma de prevenir contra diversas doenças, inclusive as respiratórias, como a coqueluche, gripe (influenza A), COVID-19 e a influenza tipo B. A contaminação pela influenza A favorece infecções bacterianas secundárias.

5. Evite locais fechados

Com pouco espaço para a circulação do ar, não é à toa que com a pandemia da COVID-19, as aglomerações e reuniões em locais fechados pararam de acontecer. A falta de espaço e aproximação das pessoas, facilita a circulação dos vírus e bactérias. Outra dica, é usar as máscaras descartáveis para não se contaminar e nem passar enfermidades para os outros.