26/5 – DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA
O QUE É O GLAUCOMA?
Doença ocular provocada pela elevação da pressão intraocular. O aumento da pressão ocasiona lesões no nervo ótico e consequente perda visual.
EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE GLAUCOMA?
Sim. Glaucoma de ângulo aberto ou Glaucoma crônico simples é o mais comum e atinge pessoas na faixa etária acima de 40 anos de idade, Glaucoma de ângulo fechado que apresenta a elevação súbita da pressão intraocular, Glaucoma secundário às doenças do tipo Diabetes, Catarata, Uveíte e etc. Glaucoma congênito que ocorre no recém-nascido
QUAIS OS SINTOMAS?
O Glaucoma é uma doença de elevado risco para a perda da visão, porque evolui de forma silenciosa. No início, o comprometimento da visão é periférico. Alguns casos podem apresentar dor de cabeça, enjoo, dor ocular, mas já em fase mais adiantada da doença.
COMO É O TRATAMENTO?
No glaucoma de ângulo aberto, o mais comum, o tratamento é através do uso de colírios, porém o uso do Laser, assim como a cirurgia pode ser utilizado.
Os Glaucomas secundários melhoram com o tratamento da doença de base, ou seja, no caso do Diabetes a pressão intraocular melhora com a melhora da mesma.
COMO DEVO PREVENIR O GLAUCOMA?
A prevenção deve ocorrer através da consulta oftalmológica anual para as pessoas acima de 35 anos de idade, para a realização de exame específico. O Glaucoma é uma doença que não apresenta cura, porém pode ser controlada desde que acompanhada e com muito rigor.