Dia Internacional da Mulher – Impacto pandêmico na saúde mental feminina
Esta data possui peso histórico importante, pois remete a reflexão do papel e importância da mulher na sociedade. Atualmente, sendo cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo todo.
Com a pandemia da Covid-19, as mulheres foram mais afetadas, por estarem mais expostas ao vírus, representando 70% dos profissionais da área de saúde no mundo, maior sobrecarga com tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família, refletindo a desigualdade de gênero.
Mas por outro lado, vislumbramos um momento de transição, em que ampliamos discussões sobre o papel social das mulheres no coletivo, desmistificando e descontruindo estigmas do universo feminino.
Identificamos também o avanço do público feminino, em espaços antes nunca atingidos, como cargos de liderança executiva nas indústrias, áreas de tecnologia e afins, como CEOs, CFOs e demais posições relevantes e estratégicas. E com isso, o papel do público masculino no suporte desde indicações nas instituições até na divisão de tarefas domésticas, é fundamental.
Visto que, fortalece o processo de independência, autonomia do público feminino, contribuindo para compreender a mulher, além daquela que gera vida, que materna e cuida da casa.
Promove o entendimento de que as mulheres não precisam de ajuda, e sim de parceria e companheirismo nas tarefas diárias e na vida.
E que descanso é investimento, e fundamental para sua saúde e de todos a sua volta, além de conscientizar sobre o autocuidado, com a implementação de alguns hábitos:
- Cuidados com a alimentação;
- Exercícios físicos indicados;
- Realização de exames periódicos;
- Técnicas de meditação e relaxamento.
- Terapia psicológica e psiquiátrica, conforme necessidade
- Conversa com os familiares para distribuição dos afazeres domésticos e demais atividades.
Compreender a mulher como um todo, suas vulnerabilidades e potencialidades, contribuir para o acolhimento dela por si mesma e reforçar que pedir ajuda, não a faz incapaz, é fundamental não só para manutenção da saúde física e mental da população feminina, mas também para gera impacto social positivo.
Ser mulher, é um desafio diário, mas não precisa ser um fardo! Respeite seus limites e seja feliz!
Você saudável é a nossa meta!