O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras. Conhecer os sintomas dessa nova gripe é importante para a busca do tratamento correto.

A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, com mal-estar intenso e acaba sendo mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades, como o diabetes, por exemplo.

Suspeita-se que o vírus tenha se espalhado de forma mais intensa nos últimos meses, devido à baixa adesão da vacina da gripe deste ano e ao relaxamento das medidas protetivas frente à Covid-19.

Principais sintomas:

- Coriza;

- Tosse;

- Dor de garganta, corpo e cabeça;

- Fraqueza;

- Febre.

Tratamento:

Mantenha-se em repouso, tenha uma boa alimentação, beba bastante água e se necessário, faça a utilização de medicamentos conforme prescrição e orientação médica.

No caso da influenza, o isolamento recomendado é de sete dias.

Como se prevenir:

Imunize-se! Para impedir que esta nova cepa de gripe continue se espalhando, foi retomada à campanha vacinal para que possamos atingir um número maior de imunizados e impedir que a doença continue avançando no país. Os indivíduos que neste ano não se vacinaram contra a gripe devem buscar a vacinação. O SUS está disponibilizando a vacina para todas as faixas etárias. Confirme a disponibilidade em seu estado/cidade.

 

Entenda como são os imunizantes em cada ano:

O imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este novo subtipo da H3N2 foi batizado de H3N2 Darwin.

Embora ele tenha sido descoberto recentemente e não esteja contemplado na vacina que está sendo disponibilizada, se imunizar auxilia na redução dos sintomas, agravamentos e recuperação. Como os vírus sofrem mutações facilmente, quase todos os anos surgem novas variantes desses grupos e por essa razão se faz necessária a imunização anualmente.

É importante lembrar que as medidas de proteção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, ajudam a evitar a disseminação do vírus.

 

Sinais de alerta:

Caso apresente desmaios, falta de ar, chiado no peito, febre intensa e/ou convulsões, busque ajuda médica imediata.

Lembrem-se, vacinas salvam vidas e você saudável é a nossa meta!