Dia da Saúde e da Nutrição
Como você avalia sua saúde?! Nem sempre a gente ingere a quantidade necessária de alimentos para o bom funcionamento do nosso organismo. A dinâmica da vida moderna faz com que as refeições sejam, em sua maior parte, realizadas em restaurantes, dificultando uma dieta balanceada e sem o controle sobre o preparo das refeições, aumentando o risco de doenças infecciosas intestinais, obesidade e suas consequências. Viver plenamente com ou sem comorbidades físicas e/ou mentais são resultados de nossas escolhas, portanto, precisamos avaliar nosso comportamento em relação a elas. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, divulgadas no ano de 2018, as doenças crônicas não-transmissíveis foram a causa de cerca de 41 milhões de mortes, um número que equivale mais de 50% do número total de mortes. Atitude para mudar hábitos inadequados! Ao tomar a iniciativa para a correção de hábitos e melhora dos cuidados com a alimentação e a prática de exercícios, você propiciará condições para uma longevidade plena, com independência física e mental, ou seja, qualidade de vida para aproveitar os anos a mais que conquistamos. Atitudes e comportamentos podem fazer a diferença no cuidado com sua saúde e bem-estar:
- Mantenha seu acompanhamento de saúde regular, com a realização de exames e consultas preventivas e siga as recomendações médicas de forma correta;
- Controle seu peso corporal;
- Realize atividades físicas de forma regular (indicado 150 minutos por semana);
- Aumente sua ingestão de verduras, legumes e frutas;
- Sempre que possível, dê preferência para o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados;
- Reduza o consumo de sódio, açúcares, carnes processadas e produtos industrializados;
- Aumente o consumo de água e outros líquidos, como: água de coco, chás e sucos naturais sem açúcar.
Dica: para auxiliar no aumento da ingestão de água, utilize para saborizar, hortelã, gengibre, frutas cítricas e/ou vermelhas. Conferem um sabor suave e refrescante a água.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de tabaco;
- Busque dormir pelo menos 8 horas por dia;
- Realize atividades de relaxamento e busque incorporar em sua rotina, hábitos como a leitura, visando também o estímulo mental.
Cuide de sua saúde física e mental hoje, dê atenção aos sinais do seu corpo, desacelere se for preciso. A prevenção é um ato de amor próprio e respeito com aqueles que te amam.