11 de outubro - Dia nacional de prevenção da obesidade
A obesidade é uma das doenças mais comuns entre as pessoas e no mundo, tudo isso se dá por uma má alimentação, falta de exercício físico ou até mesmo uma patologia que pode desencadear o ganho de peso. Hoje a obesidade virou um problema de saúde pública no Brasil, que acomete pelo menos 40% da população e que diante disso, aumentam os riscos de outras doenças como: hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol alterado) entre outras. A prevenção contra a obesidade tem que começar desde criança e ser levada para a vida adulta, para conseguir manter uma vida saudável e sem o excesso de peso, podemos realizar algumas adequações, como:
- Mudar o estilo de vida sedentário;
- Manter uma dieta com frutas e vegetais;
- Evitar frituras e açúcares;
- Ter uma vida ativa fisicamente.
Para sabermos o índice de massa corporal adequado, temos um cálculo especifico que é: altura ao quadrado pegando o resultado e dividindo pelo peso, assim obtendo o resultado.
Tabela de IMC
Diante do assunto obesidade, que acomete a população de todas as faixas etárias, atualmente muitas crianças estão enfrentando este problema desde cedo, e alguns fatores que podem influenciar são:
- Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras;
- Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;
- Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho;
- Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.
FIQUEM ATENTOS!