As diferentes linhagens do novo coronavírus têm se tornado preocupação para todos, pois ao mesmo tempo em que avançamos com a vacinação e com a melhoria dos indicadores, novas mutações mais transmissíveis vêm sendo identificadas.

Recentemente tivemos a descoberta da variante Ômicron, relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul, no dia 24 de novembro. Como sabemos, os vírus possuem uma capacidade muito grande de se multiplicarem e modificarem, por essa razão, não devemos reduzir os cuidados e tão pouco, deixar de lado os hábitos que adquirimos durantes esses últimos anos.

Já conhecemos as variantes:

- Alfa

- Beta

- Gama

- Delta

- Mu

- Lambda

 

Os sintomas de infecção destas variantes são os mesmos presentes na infecção pelo vírus conhecido originalmente da Covid-19, podendo haver tosse seca e persistente, cansaço excessivo, dor de cabeça, dor muscular e diarreia, em alguns casos. Apesar disso, é importante que a variante seja identificada, pois algumas estão mais relacionadas com infecções graves, sendo fundamental que o tratamento de suporte seja iniciado logo após o início dos sintomas.

De forma geral, o que se sabe até ao momento, é que as variantes da Covid-19 são, de fato, mais fáceis de transmitir e de causar infecção, devido à presença de mutações na proteína S, que é a proteína presente na superfície do vírus, no entanto, são necessários mais estudos que avaliem o comportamento dessas variantes e seus efeitos no organismo.

As vacinas são eficazes contra as variantes?

Até o momento, todas as vacinas disponibilizadas são eficazes contra as variantes circulantes, tendo sido verificado que a administração da vacina é capaz de estimular de forma eficaz a resposta imunológica, diminuir a transmissão do vírus e a incidência de infecção.

Estudos apontam que evoluiremos de uma pandemia para uma endemia em breve, mas nossos cuidados devem ser mantidos, lembrando que em uma endemia, a doença ainda existe e é circulante, porém de forma mais controlada.

Use máscaras, evite aglomerações, lave as mãos frequentemente e use álcool em gel! Cuide de você e daqueles que você ama!

Você saudável é a nossa meta!