No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, data instituída pelo Congresso Nacional no ano de 2009. Uma em cada quatro mortes no mundo está relacionada com a trombose, por conta das complicações que a doença traz, sendo considerada, então, uma causa de morte global.

A trombose se trata de uma condição que ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, o que acaba bloqueando o retorno do fluxo sanguíneo, causando edema e dor na região. Caso o coágulo se desprenda e se movimente pela corrente sanguínea, ocorre a obstrução dos vasos sanguíneos pulmonares, causando a embolia pulmonar, que pode levar a lesões graves e fatais.

Geralmente, a trombose está ligada a fatores de risco como obesidade, uso de hormônios, gestação, pós-parto, idade, tabagismo, pós-cirúrgico, histórico familiar, câncer, doenças crônicas e agudas, AVC e outros, porém, também pode ocorrer de maneira espontânea. Os sintomas são dor, inchaço e vermelhidão na área afetada e, em caso de embolia pulmonar, dor no peito, falta de ar, tosse repentina.

A data se faz necessária por conscientizar a população sobre a doença, já que, quanto mais cedo ela é diagnosticada, maior as chances de sucesso no seu tratamento, que consiste em barrar o aumento do coágulo, removendo-o de forma que previna outras possíveis complicações, além disso, alertar sobre a prevenção também é muito importante. Cuidados como beber água diariamente, evitar ficar muito tempo sentado, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e evitar o consumo de álcool e cigarro, são orientações simples que podem prevenir a trombose venosa. Se atentar ao uso de hormônios, principalmente os femininos (incluindo os anticoncepcionais) também é de extrema importância para a prevenção.

Cuidar da saúde, aderindo a uma vida saudável e com bons hábitos, nos ajuda na prevenção de diversas doenças, além de nos proporcionar bem-estar físico e mental.

Géia, você saudável é a nossa meta!