Muitas restrições já foram reduzidas e o número de vacinados têm aumentado gradativamente, porém, devemos lembrar que mesmo com todo este avanço, as novas variantes do coronavírus mais transmissíveis, como as chamadas Gama, Delta e, a mais nova, Mu, ainda circulam pelo país e não se sabe se essas mutações são capazes de afetar a vacinação, por isso, ainda é preciso manter os estudos e a observação dessas cepas, além é claro, de todos os cuidados que aprendemos nestes últimos dois anos.

Confira alguns cuidados importantes para manter a sua segurança e a de sua família mesmo no ano de 2022:

1. Evite aglomerações

Esta é uma das dicas mais importantes de todas para manter a segurança. Colocar-se em meio a muitas pessoas, estando doente ou não, é algo de extremo risco, afinal, como aprendemos no último ano, basta que um indivíduo esteja contaminado, para transmitir o vírus para diversas outras que estejam no local.

Quando há uma aglomeração, a quantidade de pessoas que serão afetadas por isso, é ainda maior, por essa razão, mesmo que uma pessoa já tenha contraído Covid-19 e esteja vacinada, é fundamental evitar locais muito movimentados.

2. Use máscara

Outra medida fundamental para garantir a segurança contra o coronavírus e que precisa ser mantida, é o uso de máscaras que cobrem o nariz, a boca e o queixo. Essas são as vias de entrada mais comuns do vírus, principalmente quando ele é propagado pelas partículas presentes no ar.

É preciso ressaltar que, por conta das novas variantes, o recomendado é utilizar máscaras descartáveis e, em lugares fechados, a de modelo N95, que oferecem maior proteção que a de tecido comum.

Ainda é muito importante manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel, na falta de um lugar para se lavar. Evitar tocar os olhos, a máscara e o rosto é outra medida de proteção que se mantém.

3. Não vá a festas clandestinas

Apesar das orientações para manter o isolamento social e cuidados para prevenir o coronavírus, sabemos que alguns lugares promovem festas, muitas vezes sem permissão de órgãos sanitários.

São nesses espaços que ocorrem diversas atitudes nocivas à segurança das pessoas, como aglomerações, pessoas reunidas sem o uso de máscaras, entre outras ações que propagam a transmissão do vírus.

Você saudável é a nossa meta!