Obrigada.

É assim que começamos esta nossa comunicação!

Nos últimos dois anos, todos vocês, profissionais de saúde, foram de extrema importância para milhões de famílias. A dedicação e até mesmo, a abdicação das próprias famílias exercida por vocês, fez toda a diferença para que pudéssemos chegar no momento que estamos hoje. Renunciar à família e estar vulnerável a alta carga viral devido à exposição direta ao coronavírus para continuar salvando vidas. Fazer o que é possível em meio à escassez de equipamentos de proteção individual e de aparelhos médicos cruciais ao atendimento de pacientes mais graves. Ter de lidar cotidianamente com o oceano de emoções que envolvem medo, preocupação, saudade da família, frustração, estresse… foi e ainda é muito para administrar.

Neste mês, comemoramos a semana da enfermagem: o dia dos enfermeiros, dos técnicos e auxiliares de enfermagem. O trabalho destes profissionais sempre foi muito importante, mas diante do cenário pandêmico que vivemos, se tornaram peças imprescindíveis para o cotidiano da sociedade, seja gerenciando as unidades de cuidado intensivo, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou liderando equipes multidisciplinares de saúde coletiva e individual, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um trabalho brilhante e que deve ser reverenciado todos os dias.

Por esta razão, só temos a agradecer pela firmeza em meio à exaustão da jornada, ao cansaço mental e à ansiedade por não saber como lidar com uma doença tão imprevisível. Estudos, relatos e conversas não deixam dúvidas do quão desafiador foi e ainda tem sido esse momento.

Mas não podemos deixar de dizer: nosso mais sincero muito obrigado!

Você, profissional de saúde, merece.

Você, profissional de saúde, precisa de respeito, suporte e cuidado, para continuar fazendo o que tem feito de mais valioso até aqui: salvando vidas.

Parabéns pelo dia de vocês!