A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver o câncer de pele. Em um país ensolarado como o Brasil, é preciso ficar alerta para os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce, por isso, estar informado sobre a doença é a melhor maneira de prevenir, diagnosticar e tratar. 

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil, 8.450 novos casos de câncer de pele tipo melanoma (4.200 em homens e 4.250 em mulheres).

Ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo com o passar do tempo.

Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias, são as mais atingidas.

Devemos nos atentar quando surgirem manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e em caso de feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Esses sintomas podem ser indicativos do câncer de pele não melanoma, que ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

Dicas de como se prevenir do câncer de pele:

  1. Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  2. Procurar lugares com sombra durante as atividades ao ar livre;
  3. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
  4. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas durante a exposição, bem como, após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados;
  5. Usar filtro solar próprio para os lábios;
  6. Em dias nublados, também é importante o uso de proteção;
  7. As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção;
  8. Qualquer alteração na pele deve ser investigada por um profissional médico.

 

Aproveite o verão com mais saúde e segurança. Siga as dicas da equipe de Saúde Géia.

Você saudável é a nossa meta!