A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014 como forma de conscientizar a população em relação a 3 doenças: Alzheimer, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Fibromialgia. Doenças diferentes, mas que possuem em comum, o fato de não possuírem cura.

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Seu sintoma primário é a perda de memória recente, mas com o passar do tempo, vão aparecendo outros sintomas, como:

- Irritabilidade e agressividade;

- Comportamento repetitivo;

- Dificuldade para acompanhar conversas;

- Interpretações equivocadas de estímulos externos;

- Dificuldade em encontrar palavras para se expressar;

- Tendência ao isolamento social.

Nos casos mais graves, surge também a perda da capacidade das tarefas cotidianas, resultando em completa dependência. A doença pode vir acompanhada de depressão, ansiedade e apatia.

A Doença de Alzheimer é considerada uma das causas mais frequentes de demência não reversível. Suas causas são desconhecidas, mas sendo tratada precocemente, com medicações que podem estabilizar temporariamente ou atrasar a progressão dos sintomas, traz melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.

É possível prevenir o Alzheimer?

Estudos demonstram que a doença de Alzheimer pode ser evitada ou retardada com adoção de bons hábitos, como ter uma alimentação saudável, não fumar e reduzir o estresse.

A prática regular de exercícios físicos pode ser a chave para evitar, tanto a doença de Alzheimer, como demais doenças neurodegenerativas, porque durante a prática desta atividade, liberamos um hormônio chamado irisina, que protege e restaura as conexões neurais, podendo ser nosso aliado na prevenção.

Você saudável é a nossa meta!