O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que existe desde 2014, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Nesse mês, acontecem diversas ações que visam a conscientização e prevenção do suicídio, tratando sobre a saúde mental, assunto muito importante que precisa de atenção. 

Quando falamos de saúde mental ainda há um certo tabu que é preciso ser quebrado, pois ter saúde mental é essencial, importante e indispensável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é somente a ausência de doenças, mas sim, “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, portanto, cultivar cuidados com a mente é necessário para manter a saúde física e social saudáveis. Os fatores que influenciam a saúde mental são diversos, como por exemplo, problemas socioeconômicos, perdas, violência, condições de trabalho, fatores psicológicos, genéticos e outros, podendo estar ligados a questões sociais, psicológicas e biológicas. 

Levando tudo isso em consideração, podemos incluir em nossa rotina, alguns hábitos para cuidar da nossa saúde mental, que podem fazer muita diferença no seu cotidiano. São eles:

  • Autocuidado: cuide de você, se aceite como você é, sem querer ser como outra pessoa. Reflita sobre isso. Se possível, separe um dia ou algumas horas na semana para cuidar de você, pratique um hobby que goste, medite, encontre algum amigo, faça alguma leitura ou algo que goste. Tirar um tempo para você é um ato de carinho com você mesmo e seu corpo, que merecem uma atenção especial.
  • Mantenha-se ativo: faça alguma atividade física, estude, se empenhe em uma atividade importante, aprenda algo novo.
  • Respeite seus limites: é importante separar suas responsabilidades diárias e atividades de lazer. As vezes trabalhamos além do nosso limite, sem saber separar os momentos de descanso, o que pode acabar levando à exaustão mental e física.
  • Conte com a sua rede de apoio: se você não estiver bem, conversar com alguém que você goste é fundamental. Familiares e amigos próximos podem te ajudar muito.
  • Alimente-se bem e durma bem: com a correria do dia a dia, é comum que as pessoas deixem o sono e a alimentação de lado. Ter uma alimentação balanceada mantém o seu organismo saudável, e um sono de qualidade restaura sua energia para viver o dia mais leve. Atente-se a esses cuidados básicos.

É sempre importante lembrar que um acompanhamento psicológico e psiquiatra é algo comum e não deve ser tratado como “anormal”. Os benefícios desses acompanhamentos são diversos, incluindo compreender as próprias emoções e analisar o caso do paciente para tratar o que de fato está o incomodando, o ajudando a superar traumas, combater sintomas de doenças como depressão e ansiedade e lhe devolvendo a autoconfiança. 

 

Caso você precise ou conheça alguém que necessita de ajuda, o Centro de Valorização da Vida (CCV) funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, ligue 188 ou utilize o chat pelo site https://www.cvv.org.br/chat

Setembro amarelo, todos pela vida!

Géia, você saudável é a nossa meta!