Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

Prevenção:

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível – em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis:

  • Movimente-se, pratique atividades físicas diariamente;
  • Você é o que você come! Invista em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes e verduras;
  • Procure manter o peso corporal equilibrado;
  • Controle o consumo de bebidas alcoólicas, aposte em pequenas doses em ocasiões especiais;
  • Se possível, amamente;
  • Converse com seu médico, importante que ele saiba de seu histórico familiar, estilo de vida e necessidades para prescrição de terapias hormonais.

Espalhe essa ideia, prevenção é a chave para autocuidado e bem-estar!

Você saudável é a nossa meta!