Semana Mundial da Amamentação – Agosto Dourado

Você sabe a importância da amamentação?

A campanha teve origem em um encontro em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1991. A reunião tinha como meta acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento voltado para a amamentação) e elaborar ações em nível mundial para conscientizar sobre a causa.

Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada que simboliza um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

Por que é tão importante a mensagem que este mês traz?

É fundamental celebrar o Agosto Dourado para compartilhar informações que auxiliam na proteção das crianças e na redução dos níveis de mortalidade infantil, porque o leite materno é um alimento completo, sendo que o colostro, inclusive, é considerado a primeira vacina do bebê.

De acordo com a OMS, o recém-nascido que recebe o leite materno em até uma hora após o nascimento está mais protegido contra infecções e nessas situações, há redução das taxas de mortalidade neonatal.

O leite materno contém água, gorduras, proteínas, vitaminas e açúcares de que o bebê precisa para se desenvolver bem e crescer de forma saudável. Em sua composição, há ainda, anticorpos. É, portanto, um alimento que protege contra infecções, principalmente as gastrointestinais e contra a desnutrição.

 

Amamentação: garantir esse direito é um dever de todos!