O Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico de doenças oculares. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 285 milhões de pessoas possuem incapacidade visual, sendo 39 milhões cegas. Calcula-se que 80% desses casos poderiam ser evitados ou curados com a prevenção e o acesso à saúde ocular.

As principais doenças oculares são:

Conjuntivite aguda bacteriana: reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta.

Conjuntivite aguda viral: reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca secreção, podendo ocorrer até mesmo uma hemorragia.

Tracoma: reconhecida por vermelhidão ocular, podendo levar à cegueira.

Catarata: reconhecida pela alteração de cor da pupila, fazendo com que ocorra a perda gradativa da acuidade visual.

Glaucoma: aumento da pressão intraocular.

Atualmente, a maioria das pessoas utiliza telas em grande parte do dia, seja do computador ou do celular, o que pode acabar prejudicando a visão, porém, existem alguns exercícios que podem ser realizados de forma rápida em nosso cotidiano para auxiliar na nossa saúde ocular, melhorando a vista cansada e prevenindo outros problemas. Veja alguns deles:

  1. Sente-se e descanse os braços sobre uma superfície plana. Feche os olhos e coloque as palmas de suas mãos sobre os olhos. Em seguida, respire lentamente e profundamente por cerca de um ou dois minutos. Tire as mãos lentamente e abra os olhos.
  2. Sente-se e mantenha a cabeça reta. Olhe o mais longe que pode em quatro direções, dois ou três segundos em cada uma (cima, baixo, esquerda e direita). Repita três vezes, mexendo apenas os olhos.
  3. Faça uma massagem nos olhos utilizando as pontas dos polegares na área abaixo de suas sobrancelhas, a partir da parte superior do nariz até a parte externa da pálpebra, em movimentos circulares.
  4. Relaxe os músculos faciais, abra e feche as pálpebras 20 vezes, lentamente e sem esforço.

Lembre-se sempre de manter suas consultas oftalmológicas em dia, principalmente caso perceba algum incômodo persistente.

Géia, você saudável é a nossa meta!

Elaborado por Isadora Silvério - Equipe de Saúde