Durante nosso dia, temos diversas responsabilidades e muitas vezes, não sobra tempo para nós mesmos, nem mesmo para adquirirmos uma alimentação saudável. É preciso ter atenção, pois é muito importante cuidarmos da nossa saúde e não precisamos radicalizar para isso.

  • Alimente-se devagar

Alimentar-se rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono e faz com que comamos mais do que o necessário também. Para evitar isso, desligue aparelhos durante as refeições, pois estes podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa.

  • Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia

Precisamos de água, pois nosso sangue é composto por 90% dela, e nosso corpo pode variar entre 50% e 75%, então cada vez que perdemos líquido (suor etc.), é preciso repor, além do mais, a água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidrata nossa pele, e é por ela que vitaminas e minerais chegam nas células de todo nosso corpo.

  • Reduza os níveis de açúcar

O açúcar refinado é um composto que vem da cana-de-açúcar, porém, toda a parte boa dele foi retirada, sobrando apenas as calorias. Reduzir, significa deixar de ingerir uma quantidade de calorias desnecessárias para nosso organismo.

  • Dê preferência para alimentos integrais

Da mesma forma acontece com a farinha branca, ou seja, após um processo de refinamento, todo o valor nutricional dela foi retirado, restando apenas o carboidrato. Prefira as opções integrais que ainda preservam os nutrientes naturais.

  • Inclua alimentos orgânicos em sua alimentação

Estes são preferidos, pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o nosso organismo. Caso não seja possível encontrar nestas versões, sempre ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé. Se oferecerem a você um tomate muito vermelho, muito redondo, de casca lisa e brilhante, fique esperto!

  • Aposte em lanches saudáveis

Prepare lanches saudáveis que você possa levar com você, evitando comer besteiras por aí.

  • Faça de 4 a 6 refeições por dia

Fazendo mais refeições durante o dia, você evita ter picos de fome durante o dia, o que te faria ter vontade de comer mais do que o necessário na próxima refeição. Fazendo desta forma, seu organismo estará sempre bem nutrido e você comerá somente o necessário.

 

Lembre-se que, quanto mais refeições você fizer ao dia, menor será cada porção.

Colocando em prática estas dicas de alimentação saudável, certamente você se sentirá melhor e mais disposto!