Além da pandemia atual pela COVID-19, diversos vírus, chamados vírus respiratórios, circulam todos os anos e podem causar infecções do trato respiratório superior (nariz, garganta, ouvidos e seios da face) ou inferior (brônquios e pulmão - pneumonia viral).

Atualmente estamos tendo diversos casos de infecções por vírus respiratórios como o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, e do vírus Influenza A H3N2 um dos vírus causadores da gripe.

Embora alguns sintomas sejam mais típicos de cada doença, os diferentes vírus respiratórios podem causar sinais e sintomas em comum, como a chamada síndrome gripal e, portanto, a realização de testes diagnósticos é fundamental para diferenciá-los.

Nas síndromes gripais...

...os indivíduos apresentam quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos 2 dos seguintes sinais e sintomas como:

Febre (temperatura axilar maior que 37,8ºC);

Calafrios;

Dor de garganta;

Dor de cabeça;

Tosse;

Coriza;

Alterações do olfato ou do paladar.

Em crianças:

Além dos sintomas anteriores considerasse também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Em idosos:

Podem aparecer sinais e sintomas pouco específicos, como confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Na suspeita de COVID-19:

A febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (náuseas, diarreia) podem estar presentes.

Além disto, a via de transmissão de boa parte destes vírus também é comum a partir do contato e gotículas que a pessoa infectada expele ao falar, tossir ou espirrar.

Portanto, VALORIZE seus sintomas. Na presença de sinais e sintomas de síndrome gripal, procure realizar os testes diagnósticos, proceda ao isolamento domiciliar e procure atendimento médico se pertencer aos grupos de risco para complicações ou apresentar sinais de alarme.

É fundamental que o isolamento seja mantido até o resultado dos testes diagnósticos coletados e depois conforme o tempo recomendado para cada vírus. Se os resultados vierem negativos e permanecer com sintomas gripais, mantenha-se isolado até melhora dos sintomas.

Lembre-se que além da COVID-19, os outros vírus também são transmissíveis e em grupos de risco, as infecções por Influenza (gripes) e resfriados também podem causar complicações. Além disto, o uso de máscara, higiene frequente das mãos, etiqueta da tosse e manutenção dos ambientes limpos e ventilados ajudam na redução da transmissão de todos os vírus.

Géia, Você saudável é a nossa meta!